terça-feira, dezembro 16, 2008

CIOCV'09

O sexto Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão só vai realizar-se em Maio, mas o material de comunicação já está em desenvolvimento.

Para esta edição uma da premissas principais foi que não incluísse, de forma explícita, a imagem de um olho.
Após a pesquisa e visionamento de várias imagens relacionadas com o tema deste congresso, um mapa topográfico da córnea de um olho com ceratocone destacou-se pela sua importância temática mas também pelas suas potencialidades cromáticas.


O passo seguinte foi a escolha de fotografias onde predominasse cada uma das quatro cores principais que compõem esse mapa topográfico. A selecção dessas imagens assentou ainda no facto de representarem elementos radiais, para que a transição entre elas fosse mais harmoniosa.


Por último, a expansão da quadrícula usada no mapa topográfico a toda a área do cartaz e a sua subdivisão, permitiu construir uma grelha que serviu de base ao posicionamento e escolha das dimensões dos vários elementos que constituem este poster.


De referir ainda o estudo e criação de um logótipo para o congresso, que pudesse ser reutilizado em futuras edições, reforçando visualmente a marca CIOCV.
Na sua construção as letras "C" e "O" foram substituídas por dois elementos gráficos que aludem a optótipos (C de Landolt e teste de astigmatismo) facilmente reconhecidos pela comunidade à qual se dirige este evento.

Sem comentários: