quinta-feira, novembro 06, 2008

MetalFX® Technology - The End

Para o anterior post tentei encontrar informação sobre a data de lançamento da tecnologia MetalFX, pois apesar de ser uma novidade para o Portus, o mais certo seria ter já alguns anos no mercado, mas só agora encontrei referências a esse processo, datadas de 2004

Curiosamente, na semana em que partilho a "descoberta" deste tipo de impressão, recebo, via e-mail, a notícia de que a Ciba — detentora da MetalFX — vai descontinuar esta tecnologia a partir de 19 de Dezembro de 2008:

06/11/08- CIBA DECIDES TO CLOSE THE METALFX® BUSINESS

It is with sorrow that we have to announce the closure of the MetalFX® business, a decision made by the Ciba Coating Effects Segment Leadership Team.

The main reason is the business does not fit with Ciba Coating Effects core business, not the potential for the product in the design, printing, packaging & publishing Markets.

The Ciba MFX® business will officially close on the 19th December 2008.

Ler toda a notícia aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que este encerramento é uma grande perda para o mercado gráfico.
Não compreendo como é que 1 mês depois de a BASF adquirir a CIBA, decide desinvestir um negócio lucrativo, apenas porque não se enquadra na sua área de negócio.

Felizmente chegou a tempo a Portugal, e várias gráficas e designers já investiram nesta tecnologia (ver nomes no site da Metal-FX).
Tenho recebido vários contactos de gráficas e designers que pretendem adquirir a licença antes do encerramento da empresa. Por 250,00€, porque não aproveitar?

Vendo bem, não há motivo para não apostar no Metal-FX mesmo sabendo que vai fechar:
1º - a tecnologia funciona
2º - todos os anos tem ganho prémios de design e impressão
3º - ganhou o prémio PIA\GAFT 2008 para tecnologia mais inovadora
4º - a assistência está garantida pela Induquimica.

Para concluir, quem for licenciado para o Metal-FX tem um produto de "nicho", revolucionário, em que a concorrência não vai aumentar e que permite obter resultados impossiveis de obter com os métodos de design\impressão tradicionais.

O Metal-FX neste momento, é uma espécie de "série limitada" de um produto todo de gama, limitado ao stock existente.

Jorge Portugal disse...

De acordo com a mesma notícia, a Ciba garante suporte técnico por um período de doze meses após a descontinuação do MetalFX... a pergunta que se impõe é: e depois dessa data?
Como pode a Induquimica dar garantias aos seus clientes, se a Ciba não o faz?

Desconhecia a aquisição da Ciba pela BASF, mas se o Filipe, estando de forma inerente mais por dentro do assunto, acha este encerramento estranho, que posso eu dizer?