quarta-feira, julho 06, 2005

O Jantar

Um jantar é uma óptima ocasião para que, armadas de faca e garfo, as pessoas se conheçam melhor.
Desde há muito tempo que considero fundamental, para não dizer imprescindível, ter a hipótese de jantar com alguém antes de considerar essa pessoa um(a) amigo(a). Esta é uma condição necessária, mas não uma condição suficiente.
E tem mesmo de ser um jantar, ou eventualmente um lanche ajantarado. Nunca um almoço: os almoços são de negócios, ou a correr, ou de família ao fim-de-semana. Os jantares sim, são propícios ao conhecimento mútuo. Não há pressas, logo a conversa pode fluir mais à vontade.
Mas não é só pelas opiniões emitidas que as pessoas se podem conhecer melhor num jantar. Às vezes bastam os temas abordados para permitir aferir sobre os comensais presentes.
Acho curiosa a frequência com que, num jantar onde as pessoas não se conhecem bem, se começa por falar precisamente de Comida. Não necessariamente da comida servida nesse jantar, mas de comida em geral: do que se gosta; do que não se gosta; deste restaurante que «serve um arroz de pato muito bom»; daquele que «tem um marisco do melhor»; do outro que «possui uma garrafeira excepcional»; daquela receita de caldeirada que se aprendeu com a avó; do leite-creme feito pelo pai; da vitela assada da tia...
E é no meio desta lista gastronómica que se descobrem algumas características não explícitas daqueles que estão à mesma mesa. A referência a determinados restaurantes é um possível indicador da situção económica e a alusão à avó, ou tia, ou padrinho que cozinha tão bem, pode dar dicas sobre a relação com a famila.
O engraçado disto é que mesmo que usemos todos estes sinais para tirar ilações sobre alguém, na maior parte das vezes não o fazemos conscientemente. No final de um jantar talvez nos limitemos a dizer que simpatizámos mais com uma ou outra pessoa, e nem sempre sabemos explicar porquê.

Da próxima vez que tiverem um destes jantares, pensem nisso.
E bom proveito!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ganhei um amigo :)?

Jorge Portugal disse...

Não sei... Já jantámos alguma vez?

Anónimo disse...

Sim, claro!

Jorge Portugal disse...

Então é provável que estejas nessa lista... mas se calhar quem ganhou um(a) amigo(a) fui eu...