segunda-feira, julho 30, 2007

Regresso (?)

Depois de uma ausência de mais de um ano (com excepção dos dois últimos posts e da alteração do layout), volto a este cantinho que muitos de vocês insistem em visitar.
Não prometo que mantenha a assiduidade, mas vou tentar...

Uma das razões deste afastamento prolongado prende-se com um projecto, iniciado em Fevereiro, na Alquimia da Cor (no Porto) e que se prolongará até final de 2008 (se tudo correr bem...). Após oito anos a trabalhar em Design Gráfico, estou finalmente a ter formação específica frequentando a 4ª edição do Mestrado Ibérico em Design e Produção Gráfica e Intermédia. Esta pós-graduação - cuja entidade organizadora é a Universitat de Barcelona - tem como director científico Enric Tormo i Ballester, que é a pessoa com a melhor capacidade comunicativa que conheci nos últimos anos.

Do vasto rol de bons professores que compõem o corpo docente deste mestrado, quero hoje destacar Antonio Fernández-Coca, um "ilustrador criativo e original", que tem um diário interessantíssimo cuja visita recomendo (o link para o site vai ficar aqui na lista ao lado, em Design e Publicidade).

Conheci este simpático baleárico este fim-de-semana, apresentando a disciplina de "Design e Produção de Interfaces" mas uma das suas criações era-me já familiar: as "Camisetas Perras".
Soube contudo agora que o conceito nasceu na praia de Matosinhos, enquanto Fernández-Coca observava alguns cães a brincar junto ao donos. Esta história não será totalmente desconhecida de alguns portugueses, pois já foi notícia na revista Pública (11 de Junho de 2006).

Uma vez mais se criou uma enorme empatia entre o grupo de mestrandos e o docente (tem sido uma constante...), e foi apenas devido ao cansaço da viagem que não o conseguimos convencer a acompanhar-nos numa ida ao Maus Hábitos, ver o concerto de "Las Gorgonas" - uma banda mexicana de deathrock/postpunk, segundo me explicaram, por entre gritos guturais de "TERROR" e "MUERTE".
Não foi mau... Não é, definitivamente, o meu género musical de eleição, mas esteve-se bem, e no final preparámos um surpresa para a sessão do dia seguinte.
"Descobrimos" um cantinho no bar onde faziam pins a partir de qualquer impressão em papel e lembrámo-nos dos cartões de visita que o Fernández-Coca nos deu na aula... podem ver o resultado neste post em que ele teve a delicadeza de nos agradecer... (foi também de lá que roubei as fotos)

1 comentário:

patra disse...

Viva jorge, estive a ver o teu blog, este POST em particular despertou a minha curiosidade. Isto, porque iniciei este ano lectivo o Mestrado em Multimédia na FEUP, mas, confesso que não está a corresponder ás minhas expectativas. E fiquei muito admirado com este Mestrado (pós-graduação)que estás a tirar na Alquimia da Cor. A minha curiosidade é a possibilidade de me informares qual o valor da propina anual! Visto que as incrições para a 5.ª Edição estão em aberto, ficaria muito agradecido se podesses partilhar a tua satisfação no referido mestrado!!! Até breve! E parabéns pelo teu PORTUS!! ;-))))