terça-feira, julho 11, 2006

Mobiliário Urbano



















Foi em Idanha-a-Velha que encontrei esta bonita peça de mobiliário urbano. Um bebedouro que também é relógio de sol, ou se preferirem um relógio de sol que também é bebedouro.
Trata-se de uma peça bonita, cromada... e como o cromado reflecte a luz, torna-se muito difícil perceber onde está a sombra que marca as horas no relógio de sol.















Ficamos assim com uma bonita peça "2 em 1" que afinal só terá a função de bebedouro. Bebamos pois um pouco de água, que o calor aperta... mas com muito cuidado, se não quisermos tomar um banho! É que a pressão com que a água sai mais parece a de um aspersor...



















Resumindo: temos pois um pretenso bebedouro que também é relógio de sol, ou se preferirem um pretenso relógio de sol que também é bebedouro com aspirações a aspersor.
E sem dúvida que como aspersor faria um belíssimo trabalho, se estivesse apontado para um canteiro ou árvore próximos... mas não. Este aspersor apenas "rega" um pedaço de terra sem nenhuma utilidade.

Por isso, e para não dizer nenhuma falsidade, optei por me referir a este pseudo-bebedouro, que também é um pseudo-relógio-de-sol, que também é um pseudo-aspersor, como uma bonita peça de mobiliário urbano. Que é o que ela é!

6 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Olá Jorge, esteve em Idanha-a-Velha e nem sequer me visitou ou cumprimentou. Teria muito gosto em beber um cafézito consigo para o compensar do susto ou se calhar da molha do relógio de sol. De facto aquilo é uma ratoeira para molhar incautos. Da envolvente gostou?

Al Cardoso disse...

Serei talvez estupido nestas coisas do patrimonio, mas o seu post diz muito, creio eu esse tipo de mobiliario em nada condiz com a bela e antiga Idanha-a-Velha.
Estamos quase como o mobiliario inoxidavel, que se colocou na Praca Velha da Guarda!!!

Ou esses senhores sao muito entendidos, ou sou eu que nao entendo nada.

Anónimo disse...

Neste pseudo-muita-coisa tb poderia encaixar mt bem um pseudo-chuveiro refrescante para combater estes dias d calor infernal com q nos temos debatido.

Saudações companheiro

Anónimo disse...

EM QUE CIDADE E PAIS ESSA PEÇA ESTÁ LOCALIZADA?

Jorge Portugal disse...

Esté em Idanha-a-Velha, Concelho de Idanha-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, em Portugal

Anónimo disse...

Agradeço Jorge pela informação. Estou elaborando uma base de dados na web de mobiliário urbano. bdmobil é um catálogo de mobiliário urbano que desenvolvo e divulgo. Utilizei as informações de seu artigo para inserir o bebedouro no catálogo. Tendo interesse em colaborar acesse http://www.kazaerua.byethost33.com/dbmobil_intro.php

agradeço por tudo.