terça-feira, maio 30, 2006

Via cortada

Estas imagens foram captadas no período de duas semanas, em Braga, e pretendem ilustrar a falta de cuidado da(s) entidade(s) reguladora(s) do trânsito na cidade.


















Data: Segunda-feira, 15 de Maio de 2006
Hora: 09:10h
Local: Avenida João XXI na entrada do túnel que atravessa a Avenida 31 de Janeiro. Sentido Piscinas - Hotel Turismo

A interdição do acesso ao túnel está indicada com os cones, apenas uns 15 metros antes da entrada daquele, criando uma fila enorme com o trânsito quase parado.
Mais atrás os condutores apenas são alertados para obras na estrada e limitação da velocidade máxima não podendo escolher percursos alternativos (que ali existem), nem, pelo menos antecipar a mudança para a faixa central.














Data: Quarta-feira, 17 de Maio de 2006
Hora: 18:45h
Local: Avenida 31 de Janeiro.

No dia do cortejo do Enterro da Gata, seria compreensível que esta avenida estivesse cortada desde o cruzamento com a Av. João XXI até à Srª-a-Branca. Mas não estava. Fazendo supor que os últimos carros desse cortejo já teriam passado e o trânsito tivesse voltado ao normal.
Qual não foi a surpresa ao ver o trânsito quase parado (cerca de 20/25 minutos para percorrer 500 metros) e a PSP, no cimo da avenida, a obrigar a virar para a Rua do Raio. Dado que o percurso daí em diante só tem um sentido, os condutores viam-se obrigados a contornar o quarteirão, para voltarem ao mesmo sítio onde a confusão começava... Não teria sido melhor condicionar o acesso a esta zona apenas a moradores, desviando o restante trânsito para percursos alternativos?














Data: Segunda-feira, 29 de Maio de 2006
Hora: 09:14h
Local: Semáforos do cruzamento da Av. João XXI com a Av. da Liberdade

Na passareira decorrem obras assinaladas apenas por três cones que desviam o trânsito da faixa esquerda para a direita, "afunilando" a passagem. O bom senso dos condutores preveniu a formação de uma fila maior.














Data: Segunda-feira, 29 de Maio de 2006
Hora: 22:15h
Local: Avenida João XXI na entrada do túnel que atravessa a Avenida da Liberdade.

As obras de beneficiação nos túneis da Av. João XXI voltam a estar mal sinalizadas. A fila extendia-se até ao túnel com a Av. 31 de Janeiro. A indicar o corte da via apenas (mais uma vez) alguns cones e dois sinais de trânsito após os cones (indicação de obras e velocidade máxima).
Sendo recorrente a falta de aviso antecipado não me surpreendi. Um condutor "benevolente" concedeu-me a passagem para a faixa da direita e lá fiz o desvio necessário para prosseguir até ao destino.
Mas, e quem não conhece bem a cidade? Como faz? Pois não havia um único sinal de desvio a orientar os forasteiros que fossem apanhados naquela confusão...


Provavelmente, os responsáveis por estas quatro situações não são os mesmos, mas têm em comum uma grande falta de planeamento. A escolha da hora para a realização das obras nos primeiro e terceiro casos é discutível. Afinal trata-se de segundas-feiras, à hora em que as pessoas vão para o trabalho. Mas o que se pede, no mínimo, é que os condutores sejam prevenidos, com devida antecedência, das obstruções das vias e lhes sejam indicados os desvios, quando necessário.

Sem comentários: