terça-feira, março 28, 2006

"Caminante no hay camino..."














"...el camino se hace al andar!"

Destino: Portela de Leonte, Gerês
Missão: Caminhada de 8 ou 16 Km (não, não era 8Km ou em opção 16Km... a informação é que era contraditória conforme a fonte)

A primeira hora e meia de caminhada correu muito bem. Grande parte do percurso foi em caminho de terra batida, o restante pelo meio da vegetação, mas com boas e frequentes indicações do trilho.

Após esse período começaram as dificuldades. As indicações assinaladas no mapa levaram-nos a uma zona praticamente impossível de transpor e onde não havia marcações do trilho. Tentámos pela direita, mas a vegetação era demasiado densa. Tentámos pelo centro, mas as silvas proibiam o avanço. Pela esquerda tivemos de "escalar" umas rochas enormes para chegar a um beco sem saída.
Após duas infrutíferas horas em que não conseguimos avançar mais de 500m ouvimos esta preciosidade do "organizador" da caminhada:

- Atenção que o circuito que está aí marcado no mapa pode não estar certo... É que eu marquei essas setas na carta militar mais ou menos a partir de outro mapa...

Com muita calma, parámos, e decidimos almoçar antes de nos decidirmos pela única coisa que nos restava fazer: (Não estou a falar de espancar o "organizador"... isso só pensámos...) Voltar atrás até ao último local onde havia marcação do trilho!

A partir desse local, e tendo retomado as indicações no terreno foi fácil avançar. Com excepção da zona onde tirei esta foto... aqui, talvez devido ao vento forte, os pequenos montes de pedra que indicavam o percurso a seguir estavam tombados, o que nos dificultou a tarefa por cerca de mais meia hora. Quando finalmente retomámos o trilho, a chuva intensa e a aproximação de nevoeiro fez-nos acelerar o passo. Mas em cerca de 40 minutos estávamos de volta à base.

No final, molhados até aos ossos e com arranhões das silvas nas mãos e pernas, pudemos dizer: Missão cumprida.

As fotos estão aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

mais ou menos por aqui...
para a próxima leva guias a sério

adsum disse...

Vi as fotos... Até eu quase que fico com vontade de fazer uma caminhada dessas !!! Eu disse QUASE!!!!!
:)