segunda-feira, agosto 22, 2005

Identificação

Fui, há cerca de 15 dias, à Loja do Cidadão e aproveitei para ir ao balcão da Segurança Social pedir o histórico de descontos, sem ter comigo o Cartão de Beneficiário.

Aguardo o envio desse cartão desde Outubro de 1999, quando comecei a trabalhar. Das várias vezes que me dirigi àquele serviço voltei a pedir o envio do mesmo, com urgência. Da última vez, há cerca de um ano e meio, fui informado de que estavam a ser estudados novos cartões com nova numeração, pelo que todos os beneficiários receberiam o novo cartão, sem necessidade de o requerer.

Assim, quando o funcionário que me atendeu me pediu o número de beneficiário, ri-me, informando-o que não tinha cartão e porquê. Aproveitei para perguntar se os tais cartões novos seriam entregues em breve e fiquei aparvalhado com a resposta. Pois a verdade é que esses cartões ficaram prontos, chegaram mesmo a ser entregues algumas centenas ou milhares mas entretanto o logótipo da Segurança Social foi alterado e todos os cartões recolhidos. Foram, portanto, literalmente deitados ao lixo mais uns quantos euros e atrasado o processo de emissão dos cartões.

Poderia esperar-se que sem a minha identificação não conseguiria ser atendido, mas não. Através do número do Bilhete de Identidade foi possível aceder ao meu processo e obter a informação pretendida.

Perguntas que advêm deste episódio:

- Se é possível a identificação dos beneficiários através do BI, para quê um cartão específico?

- E para quando a existência de um único cartão que reuna toda a informação dos cidadãos (BI, contribuinte, beneficiário, saúde...)? Já começa a ser feito o cruzamento de dados... Será que só vão pensar nesta hipótese depois de enviarem os novos Cartões de Beneficiário a toda a gente?

2 comentários:

Sylvie disse...

Olá. Chamo-me Sylvie e estive a ver o teu blog e principalmente chamou-me a atenção este Post por causa da situação em si e por falar em documentação:
visita o meu blog s.f.f. Estou a divulgar uma situação verídica (na minha pessoa) que é um escândalo. Obrigada.
http://identidadedesconhecida.blogspot.com
PS: Sou ainda muito "verde" a fazer Blog e a parte de colocar links (em HTML) não é nada fácil (para mim) por isso não ligues à lista de links pois se lá clicares não te levam onde deveriam... ops :-)mas hei-de conseguir! Outra coisa: deixa lá um comentário, uma opinião.

Anónimo disse...

nao se admire jovem,eu aquando o nascimento do meu filho pedi o meu cartao e que o recebeu foi ele com 10 meses de idd ate hoje ando com 1 folha de tamanho a4 na carteira e sempre que la vou porque a folha esta em mau estado dao me outra o mesmo se passa no centro de saude onde espero cartao ha 2 anos e nada fazer o que?? reciklar as folhas deve ser mesmo o melhor remedio,ja agora alguem me explika como fazer 1 blog? meu msn e hugo25@hotmail.co.uk