sexta-feira, julho 01, 2005

Politiquíces

É verdade que temos em Portugal uma infinidade de situações caricatas, se não absurdas, mas tenho algum cuidado em evitar os clichés do género: "Só mesmo em Portugal é que isto podia acontecer" ou "Este país nunca há-de andar para a frente". Todavia não deixam de me indignar algumas surpresas que certos compatriotas nos preparam.
Estou a referir-me concretamente a duas situções que considero perfeitamente descabidas de dignidade e são, geograficamente, relativamente próximas uma da outra. São elas as candidaturas de Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres a presidentes das autarquias de Felgueiras e Amarante, respectivamente.
Como é possível ter descaramento para avançar com estas candidaturas? Acredito que os dois se achem merecedores de ocuparem os cargos. Não percebo com que argumentos, mas acredito. Já não percebo é como é que há uma equipa que os apoia... Como é possível que esta senhora e este senhor tenham uma legião de seguidores?
Parece que cada vez mais é preciso ser-se trapaceiro, andar em negociatas obscuras, roubar dinheiros públicos ou praticar crimes afins para se ser considerado uma pessoa às direitas. Mas afinal que pouca vergonha é esta?

Podem dizer-me: "O que tens tu a ver com isso? Não és de nenhum desses Concelhos, nem habitas lá. Além do mais, se quem lá está votar neles, quem os atura não és tu". Pois é, mas os meus impostos não vão só para o Concelho donde sou ou onde habito. E não consigo aceitar que me peçam para apertar o cinto se vejo indivíduos como o Sr. Avelino ou a Srª. D. Fátima chegarem a presidentes de Câmara impunemente.

Se calhar é por estas e por outras que este país nunca há-de andar para a frente...

Ah! Esqueci-me de incluir na lista o Sr. Isaltino Morais, o Major Valentim Loureiro... e quantos mais?

Sem comentários: