segunda-feira, maio 23, 2005

Benfica Campeão

Não, não sou benfiquista... Aliás sou dos poucos homens que conheço que não liga puto a futebol. É verdade que simpatizo com o FC Porto, mas não me perguntem o nome dos jogadores, que eu não sei. Talvez por isso não tenha problemas nenhuns em dar os parabéns ao Benfica.
No entanto ontem assisti à 2ª parte dos dois jogos que decidiam quem seria o campeão desta época... Sim, à 2ª parte dos dois jogos, porque ligaram-se dois televisores para acompanhar ambos os jogos em simultâneo. Para ser sincero eu dei mais atenção às moelas, panadinhos e cerveja do que a qualquer dos jogos, mas ainda assim fiquei triste quando o FC Porto se deixou empatar.
Como era previsível, após ser conhecido o campeão, quase todos os canais (com honrosa excepção da 2) dedicaram o seu tempo à notícia da noite.
Só que, como nos tem habituado a TV nacional, o que vimos foi um não mais acabar de não-notícias. Compreendem-se as entrevistas aos jogadores, técnicos e dirigentes envolvidos, também se percebem as ligações em directo ao Estádio da Luz e alguns outros pontos de concentração de adeptos. O que já é discutível é o tempo que dedicavam a cada um destes directos, na maior parte das vezes para acrescentarem absolutamente nada ao que já se sabia.
Foi particularmente entediante a ligação à Avenida dos Aliados, no Porto (julgo que na RTP1) deliberadamente à espera de apanhar um qualquer confronto entre adeptos e PSP.

O que também não percebo é esta nova moda de fazer directos sobre tudo e nada - mais frequentemente sobre nada - a partir das capitais de distrito... A cada notícia que se julgue de interesse nacional lá vão as equipas de reportagem para a ruas, de Bragança a Faro, de Ponta Delgada a Braga. A notícia de ontem à noite não foi excepção, aliás, admirei-me como demoraram tanto tempo a entrar no ar os repórteres espalhados por esse país... Parece-me que para os corpos editoriais dos nossos canais televisivos é esta a ideia que têm de descentralização. Há equipas espalhadas por todo o país a todo o momento, mas acho que só lá estão para cobrir dois tipos de situações: quando há um crime ou estória macabra ou então para estes directos estúpidos... Não seria interessante aproveitar esses recursos para dar notícias locais? Há os que argumentam: "O que é que a mim me interessa o que se passa em Faro, se sou de Viseu? Ou que actividades há em Aveiro se estou em Lisboa?". Agora pergunto eu: "O que é que interessam ao resto do país todas as não-notícias de Lisboa com que somos bombardeados diariamente?".

Sem comentários: