terça-feira, dezembro 16, 2008

CIOCV'09

O sexto Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão só vai realizar-se em Maio, mas o material de comunicação já está em desenvolvimento.

Para esta edição uma da premissas principais foi que não incluísse, de forma explícita, a imagem de um olho.
Após a pesquisa e visionamento de várias imagens relacionadas com o tema deste congresso, um mapa topográfico da córnea de um olho com ceratocone destacou-se pela sua importância temática mas também pelas suas potencialidades cromáticas.


O passo seguinte foi a escolha de fotografias onde predominasse cada uma das quatro cores principais que compõem esse mapa topográfico. A selecção dessas imagens assentou ainda no facto de representarem elementos radiais, para que a transição entre elas fosse mais harmoniosa.


Por último, a expansão da quadrícula usada no mapa topográfico a toda a área do cartaz e a sua subdivisão, permitiu construir uma grelha que serviu de base ao posicionamento e escolha das dimensões dos vários elementos que constituem este poster.


De referir ainda o estudo e criação de um logótipo para o congresso, que pudesse ser reutilizado em futuras edições, reforçando visualmente a marca CIOCV.
Na sua construção as letras "C" e "O" foram substituídas por dois elementos gráficos que aludem a optótipos (C de Landolt e teste de astigmatismo) facilmente reconhecidos pela comunidade à qual se dirige este evento.

Cinemateca em Braga - Petição

Corre actualmente uma petição on-line a reivindicar a criação de um pólo da Cinemateca Portuguesa em Braga.
O Portus associa-se a este movimento, promovendo e divulgando os links onde podem encontrar informação mais detalhada.

No blog Cinemateca em Braga, pode ler-se na íntrega o manifesto do qual aqui se reproduz uma pequena parte:
A cidade de Braga não tem nenhuma instituição que promova a exibição regular de cinema anterior à década de 1990, nem nenhuma sala dedicada ao cinema alternativo. Estando no centro de uma região com mais de 600 mil habitantes, com uma das maiores universidades do país, Braga é uma cidade jovem e com uma audiência de cinema consolidada mas que não tem possibilidade de desfrutar do seu potencial criativo e formativo por inexistência de uma sala com funções didácticas, que permita visionar cinema clássico, cinema de autor ou filmes contemporâneos que não passem nos circuitos comerciais.

A criação de um pólo ou sub-pólo da Cinemateca Portuguesa em Braga seria a melhor solução para propiciar espaço ao cinema alternativo, com a criação de uma estrutura dedicada à sétima arte onde em simultâneo sejam exibidas obras antigas e filmes contemporâneos fora dos circuitos comerciais, nomeadamente filmes europeus, asiáticos e sul americanos, ou géneros como o documentário e as curtas metragens, hoje raramente exibidos na terceira maior cidade do país.

terça-feira, dezembro 02, 2008

XV Celta

É já nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro que se realizará a 15.ª edição do Celta — Certame Lusitano de Tunas Académicas — uma organização da Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho.
Após longa ausência, o Celta regressa à sala onde nasceu, o mítico e renovado Theatro Circo, em Braga.

Tal como aconteceu na passada edição, também este certame estará subordinado a um tema, desta vez "O Circo", numa alusão ao local de realização do espectáculo.

Era pois necessário que o cartaz abordasse esse tema sem fazer uso de elementos óbvios, como palhaços, trapezistas ou domadores de leões, e que reflectisse o tipo de espectáculo que anuncia.
A solução encontrada foi recorrer a elementos gráficos, cores, tipografia e ilustrações que aludissem ao imaginário colectivo sobre o Circo, respeitando contudo algumas premissas que identificassem facilmente o evento e a entidade organizadora, perante o público familiarizado com o Celta.

Para a realização deste cartaz contei com a valiosa colaboração do Pedro Seromenho Rocha que interpretou perfeitamente o que eu pretendia e desenhou as duas personagens do cartaz.