sexta-feira, novembro 21, 2008

Ainda pela Coruña

O fim-de-semana passado na Coruña foi, sem dúvida, bastante preenchido. Para além do MOVE, o Portus pôde ainda visitar a exposição "Diseño holandés: En la calle como en casa".
Esta mostra, cuja visita se recomenda, está patente na Fundación Pedro Barrié de la Maza, Coruña, até 25 de Janeiro de 2009, passando depois para Vigo, de 19 de Fevereiro a 3 de Maio.
A exposição articula-se em sete áreas — Descansa, Brinca, Come, Ilumina, Interage, Proteje e Trabalha — e mostra 140 peças representativas de 61 designers holandeses de relevo mas também de novos valores.

De salientar a presença de peças representadas no MoMA, como este Chest of Drawers, de Tejo Remy (site em holandês) para Droog Design.


Ainda do mesmo designer, pode ver-se também o Milk Bottle Lamp, um candeiro de tecto composto de garrafas de leite reutilizadas.


Outras duas peças patentes na exposição são o Globus, para a Gispen e Artifort e a i-Con Desk, para a Arco, de Michiel van der Kley.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Arabesque @ Move New Media - Coruña 2008




Ainda pelo MOVE, ao som do Danúbio Azul de Johann Sebastian Strauß, podia apreciar-se a estranha dança da "escultura cinética caleidoscópica" de Peter William Holden, chamada Arabesque.

Com as suas raízes em "Frankenstein", de Mary Shelly, e o laboratório de alquimista, Arabesque é um ballet mecânico que se apresenta como uma grande flor formada por extremidades corporais, uma simulação da natureza que contrasta o caótico com o harmónico.

Deixo-vos o vídeo oficial da instalação, onde se pode perceber melhor o efeito caleidoscópico da mesma.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Hysterical Machines @ Move New Media - Coruña 2008






Hysterical Machines, de Bill Vorn, era outra das instalações patentes no MOVE.

Cada Hysterical Machine tem um corpo esférico e oito braços feitos de tubo de alumínio. Tem um sistema de detecção, um sistema motor e um sistema de controlo que funciona como um sistema nervoso autónomo (inteiramente reactivo). As máquinas estão suspensas do tecto e os seus braços são accionados por válvulas e cilindros pneumáticos. Sensores piro eléctricos permitem aos robots detectar a presença de observadores na vizinhança. Elas reagem aos observadores de acordo com a quantidade de estímulos que recebem. Os comportamentos emergentes percebidos por estas máquinas geram uma multiplicidade de interpretações baseadas em padrões dinâmicos únicos de eventos.
O objectivo deste projecto é induzir empatia do observador para com personagens que não são mais do que estruturas metálicas articuladas. A força da simulação é enfatizada ao perverter a percepção que se cria das criaturas, que não são nem animais nem humanos, desenvolvida pelo instinto inevitável de antropomorfismo e projecção das nossas sensações internas, um reflexo desencadeado por qualquer fenómeno que desafie os nossos sentidos.
(Tradução livre, a partir do site oficial, por Portus)

terça-feira, novembro 18, 2008

Graffonic @ Move New Media - Coruña 2008





Graffonic — da autoria de André Rangel e Anne-Kathrin Siegel — é o primeiro sistema de graffiti electrónico a usar aquisição vídeo e um ponteiro laser, capaz de gerar uma imagem RGB em tempo real.
Graffonic é o resultado do processo técnico de produção de uma hiper-ferramenta materializada sob a forma de uma instalação. Esta obra de arte reactiva que agora apresento será vista numa projecção de vídeo, sob controlo de um sistema de análise de sinal de vídeo que cobre toda a área de projecção. O movimento do utilizador é quantificado em dados numéricos que será a mensagem inteligível pela máquina. Por conseguinte, utilizando a sua relativa capacidade cognitiva (apoiada por processos algorítmicos), irá fornecer uma resposta audiovisual. A resposta do computador está alicerçada num processo de design generativo, a fim de criar um reflexo estético numa escala de tempo real. A primeira versão desta inatalação foi apresentada na Universidade de Barcelona em Julho de 2006 e na Universidade Politécnica de Milão em Dezembro de 2006.
(Tradução livre, a partir do site oficial, por Portus)
Por ser um projecto que permite aos visitantes experimentar as suas habilidades "artísticas", no dia que visitei o MOVE, este era um dos espaços onde se registava um maior aglomerado de pessoas. De registar que esta era também das poucas instalações cujos autores se encontravam presentes. Pelo menos à hora da minha visita...

segunda-feira, novembro 17, 2008

Move New Media - Coruña 2008


Entre 14 e 16 de Novembro realizou-se na Coruña a feira de artes digitais Move New Media.
Nas palavras da organização:
Esta feira constitui um espaço de criação, exibição e interacção específicos, contribuindo para a criação de um circuito comercial para o new media art.
O Portus visitou a feira e, nos próximos posts, partilhará alguns vídeos e fotografias registados no evento.

quinta-feira, novembro 06, 2008

MetalFX® Technology - The End

Para o anterior post tentei encontrar informação sobre a data de lançamento da tecnologia MetalFX, pois apesar de ser uma novidade para o Portus, o mais certo seria ter já alguns anos no mercado, mas só agora encontrei referências a esse processo, datadas de 2004

Curiosamente, na semana em que partilho a "descoberta" deste tipo de impressão, recebo, via e-mail, a notícia de que a Ciba — detentora da MetalFX — vai descontinuar esta tecnologia a partir de 19 de Dezembro de 2008:

06/11/08- CIBA DECIDES TO CLOSE THE METALFX® BUSINESS

It is with sorrow that we have to announce the closure of the MetalFX® business, a decision made by the Ciba Coating Effects Segment Leadership Team.

The main reason is the business does not fit with Ciba Coating Effects core business, not the potential for the product in the design, printing, packaging & publishing Markets.

The Ciba MFX® business will officially close on the 19th December 2008.

Ler toda a notícia aqui.

terça-feira, novembro 04, 2008

MetalFX® Technology

Já pensou em criar um trabalho para impressão que utilizasse uma dezena de cores metálicas? Conseguiria um efeito deslumbrante, mas o custo da impressão seria insuportável.

MetalFX é um conceito revolucionário que — utilizando uma cor metalizada (Ouro ou Prata MFX) à qual se sobrepõe o comum CMYK — cria a ilusão de um número ilimitado de cores metalizadas.

Com a aplicação de apenas mais uma cor, esta nova tecnologia — representada em Portugal pela Induquimica — abre novas possibilidades na impressão de trabalhos com efeitos metalizados, tendo como principais vantagens o aumento da gama de cores metalizadas disponíveis e, obviamente, a redução dos custos de impressão.

A aplicação de cores MFX é definida na fase de design, tendo a marca desenvolvido para o efeito plugins para as principais aplicações informáticas de DTP (Photoshop, Illustrator, InDesign, QuarkXpress, Pagemaker e Freehand). Este plugin/script faz a separação de cores em 5 canais (cor MFX + CMYK), podendo o canal MFX ser editado, de forma a definir as áreas onde será ou não aplicada a cor metalizada. Uma outra aplicação, myColorViz, permite simular e efeito no ecrã.

O resultado deste processo de impressão pode ser apreciado nas capas dos números 71 e 72 (Outubro e Novembro de 2008, respectivamente) da revista T3.

Nos sites MetalFX e Induquimica estão disponíveis os contactos através dos quais pode ser solicitada informação mais detalhada e amostras de impressão. De salientar a brevidade na resposta e envio das amostras.